maio 12, 2008

O rei vai nú…

Acabou a época em que se provou que no futebol português existiu e existe corrupção. Embora os castigos aplicados sejam anedóticos, o facto é que se provou que há corruptos a minar a verdade desportiva do nosso campeonatozinho! Passou-se a saber que houve quem pagou a árbitros para cozinhar resultados, sabemos que houve árbitros que aceitaram ser subornados. Sabemos que o actual presidente da assembleia geral da liga foi um deles e que, mesmo após ter afundado um histórico do futebol português juntamente com o seu filho cantor, continua a exercer a sua profissão, ou melhor, uma das suas profissões!

A última jornada foi marcada por uma banalidade surpreendente, embora tivessem sido criados vários ambientes de suposta festa.

Na baldaláxia festejou-se novamente um segundo lugar. Para os mais esquecidos, o treinador Paulo Bento já o ano passado tinha anunciado diversas vezes que os putos que treina praticam o melhor futebol visto na Europa. Tal se veio a confirmar pela brilhante prestação que os verdes mostraram nas provas europeias, fica para ver o que farão para o ano com este acesso directo!!!

No reino dos anões, festejou-se como um campeonato um terceiro lugar! Reveste-se de interesse, não pela dimensão ou expressão do clube, mas para ver o que os “anões novos grandes” vão conseguir fazer na Europa!!! Mesmo, o que duvido muito, que consigam superar a pré-eliminatória, que expectativa tem um clube de segunda linha que chega a terceiro ao colinho dourado de outros clubes?
Deixo aqui os meus parabéns à formação vimaranense, mas também deixo o devido aviso: O Boavista também andou a curtir essa suposta grandiosidade, vamos lá ver se não acabam como eles a fechar as portas numa descida de secretaria vergonhosa, onde os danos causados por uma direcção gananciosa, que sugou na totalidade todos os euros da champions, deixou o clube na bancarrota! Boa sorte!

Antes de passar ao que interessa queria também referir mais duas situações referentes aos clubes supra mencionados.
Os lagartos disputaram a última jornada frente a uma equipa estrategicamente despromovida e com os índices anímicos de uma amêijoa! Os anões jogaram para o terceiro lugar frente ao Estrela, que devido a falta de pagamentos treinou uma ou duas vezes na semana que antecedeu o derradeiro desafio (sendo que na semana anterior enfrentou o Benfica sem ligar, aos já na altura, atrasos nos pagamentos)!
Ainda dizem que não há coincidências…

AGORA O BENFICA:

A Luz encheu… Numa jogada de mestre do nosso presidente LFV, a última jornada de uma época vergonhosa findou em festa! Até fizeram a onda e aplaudiram aqueles nabos inconsequentes e futebolisticamente anorécticos.
O mestre dos kits aproveitou-se de uma lenda para terminar a época a atirar mais areia para os olhos dos seus sócios e adeptos, seus não, do Benfica! Se o homem fosse honesto fazia os benfiquistas despedir-se do últimos dos deuses alados num jogo da pré-época, ou na apresentação da nova equipa! Assim foi um golpe publicitário do início ao fim, foi somente a confirmação que os benfiquistas são bons demais para o seu clube…

Do jogo de ontem só se aproveitou realmente uma coisa, e essa foi a despedida do Maestro!

A comoção vista nos rostos lacrimejantes dos adeptos foi notória. Rui Costa era o último bravo a sentir com alma o manto sagrado… Ao contrário das outras inutilidades que tiveram a honra de desaproveitar o facto de terem jogado com um verdadeiro craque, Rui Costa, do alto dos seus 36 anos e de toda a mestria que os seus pés mostravam, sempre deu o seu máximo para dar alegrias ao seu Benfica.

Rui Costa foi um jogador e é uma pessoa exemplar. Sempre esteve à frente do simples facto de ser um profissional de futebol, em todas as ocasiões sempre se identificou como Benfiquista!

Abandonando agora os casos mais carismáticos que se mostraram ao longo da sua carreira, como o famoso golo que festejou com lágrimas de adepto, queria só mostrar aqui como um Homem termina a sua carreira profissional resumindo em si toda a dignidade e orgulho do mundo…

Perante todo o Portugal, em frente a camaras televisivas e microfones de todo o mundo Rui Costa termina um discurso de lágrimas com o símbolo da águia a cobrir-lhe o coração e a dizer:

“Acabo a carreira como sempre sonhei, no meu estádio e no meio da minha gente…”

Como tantos outros, no estádio ou na televisão, também eu chorei já com saudades do MAESTRO!
p.s. - Zé, para o campeonato foram só 13, venha daí a grade...

1 comentário:

lf2p disse...

Desejo apenas que o Rui seja tão ou mais grande nas suas novas funções como foi enquanto jogador. E que essa grandiosidade seja mais do que suficiente para tornar humilde e desportivamente útil a pessoa do presidente LFV.